Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Orientações sobre coronavírus

    Publicado por Fabricio Ferri
    há 4 anos

    ▪ Como é feito o diagnóstico do coronavírus?

    O diagnóstico do coronavírus é feito com a coleta de materiais respiratórios (aspiração de vias aéreas ou indução de escarro). Todos os laboratórios públicos dos estados e do Distrito Federal estão capacitados para a realização do teste, de acordo com as orientações do Ministério da Saúde.

    A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) incluiu o teste para coronavírus no Rol de Procedimentos obrigatórios para beneficiários de planos de saúde. Saiba mais em ans.gov.br

    ▪ Qualquer hospital pode receber paciente com coronavírus?

    Para um correto manejo clínico desde o contato inicial com os serviços de saúde, é preciso considerar e diferenciar cada caso. Os casos graves devem ser encaminhados a um Hospital de Referência estadual para isolamento e tratamento. Os casos suspeitos leves podem não necessitar de hospitalização, sendo acompanhados pelos postos de saúde e instituídas medidas de precaução domiciliar. Porém, é necessário avaliar cada caso.

    ▪ Quem pode fazer o exame teste de coronavírus?

    O teste é realizado após avaliação clínica do médico e a pedido dele. O teste não muda a conduta clínica. Se você está com algum sintoma mas não está se sentindo mal (dificuldade para respirar, por exemplo), o melhor a fazer é ficar em casa por 14 dias a partir do início dos sintomas. Só vá a uma unidade de saúde se você realmente precisar pois estará expondo as outras pessoas.

    Todos os 27 LACENs do país estarão aptos a realizarem a testagem para o coronavírus, como parte do esforço do Ministério da Saúde no enfrentamento da doença. A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) incluiu o teste para coronavírus no Rol de Procedimentos obrigatórios para beneficiários de planos de saúde.

    ▪ Quem deve procurar o teste de coronavírus?

    O Ministério da Saúde informa que as pessoas que tiverem febre e tosse ou dificuldade de respirar devem procurar os postos de saúde para assistência em saúde. Cabe ao profissional de saúde determinar a necessidade de testagem para coronavírus e o tratamento a ser realizado.

    ▪ Como é definido um caso suspeito de coronavírus?

    Pessoa que apresente febre E pelo menos um dos sinais ou sintomas respiratórios (tosse, dificuldade para respirar, produção de escarro, congestão nasal ou conjuntival, dificuldade para deglutir, dor de garganta, coriza, saturação de O2 < 95%, sinais de cianose, batimento de asa de nariz, tiragem intercostal e dispneia)

    ▪ Como é confirmado um caso de coronavírus?

    ▫ Laboratorial:

    Caso suspeito ou provável com resultado positivo em RT-PCR em tempo real, pelo protocolo Charité.

    ▫ Cliníco-Epidemiológico:

    Caso suspeito ou provável com histórico de contato próximo ou domiciliar com caso confirmado laboratorialmente por COVID-19, que apresente febre OU pelo menos um dos sinais ou sintomas respiratórios, nos últimos 14 dias após o contato, e para o qual não foi possível realizar a investigação laboratorial específica.

    FONTE: MINISTÉRIO DA SAÚDE.


    • Sobre o autorAjudamos pessoas físicas e jurídicas a ter seus direitos assegurados.
    • Publicações82
    • Seguidores37
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações45
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/orientacoes-sobre-coronavirus/829909416

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)